quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A recolha de informação sobre o BookCrossing...

Quanto passamos a fazer parte de algum grupo/comunidade diz o bem senso que devemos procurar saber o máximo possivel sobre o assunto.
Quando se trata da Net, a melhor maneira é pesquizar, fazer umas visitas ao fórum e pedir ajuda aos mais antigos.
Foi o que fiz com a minha entrada para o BC (BookCrossing)!
Achei muita piada aos termos utilizados e respectivas siglas.
No meu caso, encontrei na página de Spiegel, dos BookCrosser's portugueses mais antigos, informação que considerei importantissima para a minha "iniciação":

Onde está todo mundo?

Fórum de língua portuguesa:
http://www.bookcrossing.com/forum/19
Grupo de discussão do Brasil:
http://br.groups.yahoo.com/group/BookcrossingBrasil/
Grupo de discussão de Portugal:
http://groups.yahoo.com/group/BCPortugal/

Visite também o site de apoio português:
http://www.bookcrossing-portugal.com/

Definições:

BCID - BookCrossing ID - número de identificação dos livros do tipo 123-456789. Os três primeiros números só devem ser conhecidos por quem teve o livro em mãos, pois são eles que permitem que se faça comentários no site. Cada exemplar de um livro deve ter um BCID separado.

Bookshelf - prateleira ou estante, é a página onde aparece o seu perfil e os seus livros registrados e encontrados (para vê-los clique em All Books).

BookRing - um livro que passa de um bookcrosser a outro (pelo correio), seguindo uma lista pré-definida até voltar ao dono.

BookRay - como um bookring, só que o livro não volta ao dono inicial, sendo ou libertado ou passado adiante indefinidamente.

BookBox - caixa de livros onde cada pessoa retira um ou mais livros e põe o mesmo número antes de enviar para o próximo.

BookRelay - uma pessoa oferece o livro A, que é aceito por outra pessoa que então oferece o livro B, que então é aceito por ainda outra pessoa e assim por diante.

RABCK - Random Act of BookCrossing Kindness - quando uma pessoa resolve enviar um livro para alguém sem pedir nada em troca.

Release Alert - alerta de liberação, um email avisando que um livro foi deixado numa cidade.

PM - Private Message - mensagens enviadas através do site. Você recebe por email, porém o remetente não fica sabendo seu endereço. Você também é obrigado a responder PMs através do site, pois responder o email não funciona.

OCZ ou OBCZ - Official Crossing Zone - local oficial estabelecido por bookcrossers para deixarem seus livros (ex. restaurante, loja, com o consentimento do dono).

Wild Release - livro que foi deixado para algum estranho encontrar.

Controlled Release - liberação controlada - livro entregue ou enviado para uma pessoa conhecida.

Postal Release - outro nome para liberação controlada, feita pelo correio.

Themed Release - liberação temática - livro deixado num lugar relacionado ao título, autor ou assunto do livro (ex. livro sobre animais no zoológico).

Books Found - livros registrados por outro bookcrosser que você encontrou.

Book Caught - livros registrados por você que outro bookcrosser encontrou.

Book Status - TBR (to be read) = a ser lido, AVL (available) = disponível, RES (reserved) = reservado, PC (Permanent Collection) = coleção particular, TRAV (traveling) = viajando.

SSM - Sunset Sunday Missions - liberações feitas aos domingos durante o pôr-do-sol num local determinado durante a semana.

ISO - In Search Of - mensagem de alguém à procura de um livro ou uma pessoa.

OT - Off-topic - mensagem no fórum que não seja sobre o tópico de livros ou do próprio site.



Procedimentos:

Registrar um livro: clique em 'register book', que aparece no alto da página na aba 'My Shelf', e informe os dados do livro. O país e ISBN são opcionais e só funcionam para livros na base de dados da Amazon. Você receberá um BCID que deve ser anotado no livro.

Liberar um livro: clique em 'release notes' no alto da página na aba 'My Shelf' ou em 'make release notes' na sua prateleira em baixo do livro desejado, e informe o local e data de liberação. Garanta que o livro está bem etiquetado com as informações sobre o site e o número BCID antes de passá-lo adiante. Etiquetas em português podem ser encontradas em http://bcportugal.no.sapo.pt/Etiquetas/etiquetas.htm.

Fazer comentários sobre o livro: informe o BCID na caixa do lado esquerdo da página ou clique em 'new journal entry' na sua prateleira em baixo do livro desejado.

Obter um livro de outro Bookcrosser: procure na página de 'Go Hunting' os livros liberados perto de você (aba Books&People), inscreva-se em bookrings/rays/relays ou mande uma PM para alguém perguntando se o livro está disponível (de preferência oferecendo uma troca). Você pode também colocar uma mensagem no fórum procurando por livros.

Atenção: se você encontrou um livro do BC, deve apenas fazer comentários ou notas de liberação usando o BCID existente e não registrar o livro de novo. Os livros aparecem nas prateleiras de todos que fizeram comentários sobre eles. Se você já está registrado no BC, certifique-se de estar logado no site antes fazer comentários, ou o livro será creditado ao usuário anônimo do sistema.


Minha fonte de informação:

http://spiegel.bookcrossing.com

Obrigada!

2 comentários:

Tony Madureira disse...

Olá,

Obrigado por passares no blog.

Vejo que és uma pessoa muito esclarecida.

Tudo de bom para ti.


Beijinho

M.Spiegel disse...

Olá! Casualmente descobri hoje esse post. Fico muito feliz que a minha FAQ ajude e seja divulgada! :-) Só um detalhe, eu não sou de Portugal, sou do Brasil mesmo.